Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Expediente

Expediente CONEGrad PDF
Realização - Organização

Apresentação

Apresentação PDF
Apresentação Congresso de Ensino de Graduação

Anais completo

ANAIS IV CONEGRAD PDF
Documento completo

Eixo 1: Diversidade no Ensino Superior

VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS: SAINDO DA INVISIBILIDADE PDF
Márcia Regina Cangiani Fabbro, Aida Victoria Garcia Montrone, Diogo Barboza Moreira, Thaynara da Silva Bertossi, Manina Cerqueira, Flavia Fernanda dos Santos de Souza
FORMAS DE COMBATE À DISTORÇÃO DO PRINCÍPIO DA LIBERDADE RELIGIOSA NO ENSINO SUPERIOR PDF
Vanderlei de Freitas Nascimento Junior, Vinício Carrilho Martinez
A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE SAÚDE DO IDOSO NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: DESCONSTRUINDO PRECONCEITOS ASSOCIADOS AO ENVELHECIMENTO PDF
Rebeca Gonçalves Trevisano, Samoel Mariano
EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA: COMO COMBATER O TOTALITARISMO DIGITAL PDF
Vinícius Alves Scherch, Vinício Carrilho Martinez
O II CICLO DE AÇÕES E LUTA INDÍGENA E A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA PARTICIPANTE PDF
Elaine C. Maldonado, Ariovaldo Massi, Nizza Coutinho Rodrigues, Valdenilson Candelário, Wéllima Timóteo De Lima, Renata Sebastiani
ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO EM CONTEXTOS INDIGENAS EM NÍVEL DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS PDF
Natalia Rodrigues de Almeida

Eixo 2: Tecnologias na Educação Superior

O CINEMA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EXPERIÊNCIAS COMPARATIVAS COM DISPOSITIVOS CINEMATOGRÁFICOS PDF
Armando Manoel Neto, Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa
MODELAGEM 3D, IMPRESSÃO EM 3D, SCRATCH E ARDUINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MÚSICA PDF
Glauber Lúcio Alves Santiago

Eixo 3: Metodologias Ativas e Estratégias de Avaliação

ABORDAGENS DIDÁTICAS EM ECOLOGIA HUMANA E ETNOECOLOGIA - O PROGRAMA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CAPACITAÇÃO DOCENTE/PESCD, UFSCar PDF
Rodolfo Antonio de Figueiredo, Renata M. G. F. Costa Vaz
A PESQUISA E O ENSINO DE GRADUAÇÃO: ARTICULAÇÕES REALIZADAS NA DISCIPLINA DE TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO NA ESFERA EDUCACIONAL I PDF
Vanessa Regina de Oliveira Martins
APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES (ABE) EM LEGISLAÇÃO AMBIENTAL – VIVÊNCIAS EM SALA DE AULA PDF
Renata M. G. F. Costa Vaz
UM JOGO DE TABULEIRO ENVOLVENDO CONCEITOS DE QUÍMICA INORGÂNICA PARA VERIFICAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA PDF
Edemar Benedetti Filho, Karen Ouverney dos Santos, Alexandre Donizeti Martins Cavagis, Luzia Pires dos Santos Benedetti
A TRANSCENDÊNCIA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE PARA A MUDANÇA DA PRÁTICA PDF
Antonio Flavio Archangelo Junior, Aline Guerra Aquilante, Ángela Maria Velasquez Lainez, Enderson Rodrigues de Carvalho, Eucinete Ferreira de Lima, Jair Borges Barbosa Neto
“PROFESSORA, COMO SERÁ A AVALIAÇÃO NA SUA DISCIPLINA?”: AUTOAVALIAÇÃO E AVALIAÇÃO PELOS PARES COMO POSSIBILIDADE PDF
Luana Costa Almeida
ENSINO HÍBRIDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE BOTÂNICA SISTEMÁTICA NO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA PDF
Juliana Iassia Gimenez
RELATO DE EXPERIÊNCIA E O ENSINO JURÍDICO: A PARTICIPAÇÃO ATIVA E O USO DE TECNOLOGIA NA DISCIPLINA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL PDF
Sabrina Carvalho Verzola
APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DE FENÔMENOS GEOTÉCNICOS NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL PDF
Natália de Souza Correia, Fernando Henrique Martins Portelinha, Leonardo Vinícius Paixão Daciolo, José Wilson Batista da Silva
ENTREVISTA COM UM PSICÓLOGO: CONTEÚDOS DE GENÉTICA MAIS PRÓXIMO DO COTIDIANO DESSE PROFISSIONAL PDF
Andréa Peripato Cristina
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: O ALUNO ASSUMINDO O PAPEL ATIVO NA CORREÇÃO DO ERRO PDF
Dari Campolina de Onofre
BIG BAND NA UFSCAR E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM MÚSICA PDF
Glauber Lúcio Alves Santiago, Rodrigo Ito, Fred Siqueira Cavalcante, Antônio C. Leme Jr.
METODOLOGIAS ATIVAS: SALA DE AULA INVERTIDA COMO EXPERIÊNCIA NO CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA ELÉTRICA PDF
Sílvia Cristina Agostinho
INTERSECÇÃO ENTRE PROCESSO EDUCACIONAL E O TRABALHO EM SAÚDE: VIVÊNCIAS EM METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO MESTRADO PROFISSIONAL PDF
Adriana Barbieri Feliciano, Aline Guerra Aquilante, Helen da Costa Toledo Piza, José Sérgio Traldi Junior, Rosana Maria Menzani, Daniele Perez Gomes
DO DESEJÁVEL AO POSSÍVEL: ESTÁGIO, DOCÊNCIA E FORMAÇÃO PDF
Klinger Teodoro Ciríaco
APLICAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO APRENDIZAGEM EM ATIVIDADE NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UM JOGO EMPRESARIAL SOBRE TEORIA DAS RESTRIÇÕES PDF
Caroline Tiemi Fujiwara, João Pedro Tahan Todin, Larissa Ferrari, Leonardo Fonseca Polachini, Valentina Nogueira Heiderich, Murís Lage Júnior
USO DE RUBRICA NA AVALIAÇÃO DE CASOS INVESTIGATIVOS AUTORAIS PDF
Lea Veras

Eixo 4: Projetos e Programas Institucionais

OS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE LICENCIATURAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFSCAR PDF
Maria do Carmo de Souza
IMPACTOS DE UM INTERCÂMBIO NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE LÍNGUAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE DOIS ESTUDANTES DE LETRAS/UFSCAR NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO/PORTUGAL, PELO PLI/CAPES. PDF
Andrei Cezar da Silva, Ana Claudia da Silva Junqueira, Isadora Valencise Gregolin
RE)DESCOBRINDO E DISCUTINDO O PROCESSO AVALIATIVO: OS DESAFIOS ENCONTRADOS EM UMA MOBILIDADE ESTUDANTIL PDF
João Ricardo Jortieke, Elaine Gomes Matheus Furlan
A QUÍMICA DOS PERFUMES: OFICINA PEDAGÓGICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA PDF
Isabela Fiori de Araujo, Bruna Caroline de Melo, Gabriel H. JR. Bonifácio, Renan Domingues, Dulcimeire AP. Volante Zanon, Danielli Cavaretti Golinelli
UM PERFIL DOS ALUNOS EVADIDOS DO CURSO DE ESTATÍSTICA DA UFSCAR PDF
Ricardo Teixeira Romanelli, Mariana Pavan Ióca, Maria Luiza Matos Silva, Pedro Ferreira Filho, Thais Maíra Gonçalves de Lima
EXPERIÊNCIAS E SABERES PROVENIENTES DO ESTÁGIO DOCENTE EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PDF
Natália da Silva de Oliveira, Luana Zanotto, Fernando Donizete Alves
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE: CAMINHOS PERCORRIDOS PDF
Ester Almeida Helmer, Fernando Galizia
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PDF
Denise Souza Sims, Dijnane Vedovatto
PET CONEXÕES SABERES INDÍGENAS DA UFSCar: QUEBRANDO ESTERIÓTIPOS, TRAÇANDO UMA NOVA HISTÓRIA PDF
Luciana Maria dos Santos, Luzia Sigoli Fernandes Costa, Marcondy Mauricio de Souza, Ed Angel França Almeida, Elynaide Cinthia da Silva Julião, Vitória Manoela de Oliveira Melo
O GRUPO METAA E O DESENVOLVIMENTO DE BOAS PRÁTICAS PARA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA PDF
Flávia Gomes Pillegi Gonçalves, Roberta de Fátima Carreira Moreira, Ana Carolina Sartorato Beleza, Andréa Aparecida Contini, Anielle Cristhine De Medeiros Takahashi, Armando Ítalo Sette Antonialli, Flávio Yukio Watanabe, Karina Gramani Say, Ester Almeida Helmer
CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO CULTURAL DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PDF
José Everson Ferraz da Silva, Monike Camila Carlos, Paula Regina Dal’Evedove
O PROGRAMA DE TUTORIA DA UFSCAR: ACOLHIMENTO E APOIO ACADÊMICO AO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO PDF
Claudia Buttarello Gentile Moussa, Adriana Paula Ferreira Palhares, Adriana Paula Ferreira Palhares, Regiane da Cruz, Regiane da Cruz, Flávio Yukio Watanabe, Flávio Yukio Watanabe
PROGRAMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS DA UFSCar: O PET CONEXÕES SABERES INDÍGENAS COMO UM ALIADO PDF
Marcondy Maurício de Souza, Rosângela Batalha Braga, Roseli Batalha Braga, Alberto Gonçalves Cruz, Luzia Sigoli Fernadez Costa, Luciana Maria dos Santos
POLÍTICA INSTITUCIONAL PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO: APLICAÇÃO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL PDF
Julia Naves Teixeira, Marlene Leite Godoy Vieira de Souza, Gerusa Dias Siqueira Vilela Terra, Samir Set El Banate, CAIO Orsi Vieira Ramos Pereira, Ticyane Pereira Freire Sabino
INTERAÇÃO ENTRE LICENCIANDOS E ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA: ACESSO AO ENSINO SUPERIOR E CONTINUIDADE DE ESTUDOS PDF
David Antonio Palla Silvestre, Gabriel Henrique Souza e Silva, Elaine Gomes Matheus Furlan
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DISCENTE PARA O ESTUDO - PROESTUDO: AÇÕES DESENVOLVIDAS EM 2019 NA UFSCAR PDF
Lidia Maria Marson Postalli, Mariéle de Cássia Diniz Cortez
RELATO DO USO DA TEORIA DOS TIPOS PSICOLÓGICOS NAS ATIVIDADES DISCENTES EM GRUPO PDF
Luis Carlos Passarini, Emanuelle Marie Cassin Passarini
AS NOVAS DCNS DE ENGENHARIA - DESAFIOS, OPORTUNIDADES E PROPOSIÇÕES PDF
Flávio Yukio Watanabe, Armando Ítalo Sette Antonialli, Carlos Eiji Hirata Ventura, Fabrício Tadeu Paziani, Luis Antonio Oliveira Araujo, Sidney Bruce Shiki, Vitor Ramos Franco
PIBID CIÊNCIAS SOCIAIS NA UNESP: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA NOS CAMPI DE ARARAQUARA E MARÍLIA PDF
Marina Pedersen, Letícia Lima de Souza, Eva Aparecida da Silva, Marcelo Augusto Totti
INGLÊS COMO MEIO DE INSTRUÇÃO (EMI) EM FOCO NO CONTEXTO ACADÊMICO COM VISTAS À INTERNACIONALIZAÇÃO PDF
Camila Höfling, Nayara da Silva Freitas
10 ANOS DE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA UFSCAR: COLABORAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE PDF
Renata Prenstteter Gama
CULTURA ORGANIZACIONAL DO PET ENGENHARIA QUÍMICA: O GRUPO E SUA ESTRUTURAÇÃO EM PASTAS PDF
Vinicius Sannuti de Carvalho, Juliana Tavares Zanuzzo, Hugo Rodrigues Epifano, Rosimeire Lemos da Silva, Gustavo Cestari Morales, Fernanda Perpétua Casciatori
PET ENGENHARIA QUÍMICA: DESENVOLVENDO PROJETOS DE ARTICULAÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PDF
Francisco Goldenberg Zarif, Lucas da Cruz Rocha, Izabela de Oliveira Fontana, Eder Daniel Ogeda Mesa, Alessandro Bestetti Alves, Fernanda Perpétua Casciatori
PET CONEXÕES SABERES INDÍGENAS DA UFSCAR: DIVERSIDADE, DESAFIOS E POTENCIALIDADES PDF
Jhonny Passos de Oliveira, Luzia Sigoli Fernandes Costa, Luciana Maria dos Santos, Marcondy Mauricio de Souza, Vitória Manoela De Oliveira Melo, Vera Lucia Henrique Silva