Congresso de Ensino de Graduação, Congresso de Ensino de Graduação

Tamanho da fonte: 
O GRUPO METAA E O DESENVOLVIMENTO DE BOAS PRÁTICAS PARA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
Flávia Gomes Pillegi Gonçalves, Roberta de Fátima Carreira Moreira, Ana Carolina Sartorato Beleza, Andréa Aparecida Contini, Anielle Cristhine De Medeiros Takahashi, Armando Ítalo Sette Antonialli, Flávio Yukio Watanabe, Karina Gramani Say, Ester Almeida Helmer

Última alteração: 2020-01-13

Resumo


As metodologias ativas de ensino-aprendizagem e diferentes estratégias de avaliação se tornaram pontos-chave no desenvolvimento da docência universitária pela promoção da autonomia, motivação ao aprendizado, integração teórico-prática e práticas reflexivas. Assim, o objetivo deste trabalho é descrever o processo de constituição do Grupo de Trabalho Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem e Avaliação (MetAA) a partir dos pressupostos do Design Thinking. No ano de 2017, o grupo MetAA foi criado com afinalidade de realizar formação permanente por meio de oficinas periódicas com essa temática na universidade. Desde a sua criação, o MetAA realizou 16 atividades formativas, organizou seis eventos e apresentou 13 trabalhos científicos. Os participantes das oficinas relataram um elevado nível de satisfação (>90%), mudanças na significação da docência e também incorporação das estratégias em suas práticas. A diversidade de formação e a integração colaborativa e responsável dos profissionais que atuam no MetAA, aliado ao apoio institucional, têm possibilitado a disseminação da proposta do programa dedesenvolvimento docente para diferentes áreas. Além de propiciar a capacitação dos próprios membros da equipe e a produção científica.

Texto completo: PDF