Tamanho da fonte:
O GRUPO METAA E O DESENVOLVIMENTO DE BOAS PRÁTICAS PARA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
Última alteração: 2020-01-13
Resumo
As metodologias ativas de ensino-aprendizagem e diferentes estratégias de avaliação se tornaram pontos-chave no desenvolvimento da docência universitária pela promoção da autonomia, motivação ao aprendizado, integração teórico-prática e práticas reflexivas. Assim, o objetivo deste trabalho é descrever o processo de constituição do Grupo de Trabalho Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem e Avaliação (MetAA) a partir dos pressupostos do Design Thinking. No ano de 2017, o grupo MetAA foi criado com afinalidade de realizar formação permanente por meio de oficinas periódicas com essa temática na universidade. Desde a sua criação, o MetAA realizou 16 atividades formativas, organizou seis eventos e apresentou 13 trabalhos científicos. Os participantes das oficinas relataram um elevado nível de satisfação (>90%), mudanças na significação da docência e também incorporação das estratégias em suas práticas. A diversidade de formação e a integração colaborativa e responsável dos profissionais que atuam no MetAA, aliado ao apoio institucional, têm possibilitado a disseminação da proposta do programa dedesenvolvimento docente para diferentes áreas. Além de propiciar a capacitação dos próprios membros da equipe e a produção científica.
Texto completo:
PDF