Expediente
Expediente CONEGrad | |
Realização - Organização |
Apresentação
Apresentação | |
Apresentação Congresso de Ensino de Graduação |
Anais completo
ANAIS IV CONEGRAD | |
Documento completo |
Eixo 1: Diversidade no Ensino Superior
VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS: SAINDO DA INVISIBILIDADE | |
Márcia Regina Cangiani Fabbro, Aida Victoria Garcia Montrone, Diogo Barboza Moreira, Thaynara da Silva Bertossi, Manina Cerqueira, Flavia Fernanda dos Santos de Souza |
FORMAS DE COMBATE À DISTORÇÃO DO PRINCÍPIO DA LIBERDADE RELIGIOSA NO ENSINO SUPERIOR | |
Vanderlei de Freitas Nascimento Junior, Vinício Carrilho Martinez |
A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE SAÚDE DO IDOSO NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: DESCONSTRUINDO PRECONCEITOS ASSOCIADOS AO ENVELHECIMENTO | |
Rebeca Gonçalves Trevisano, Samoel Mariano |
EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA: COMO COMBATER O TOTALITARISMO DIGITAL | |
Vinícius Alves Scherch, Vinício Carrilho Martinez |
O II CICLO DE AÇÕES E LUTA INDÍGENA E A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA PARTICIPANTE | |
Elaine C. Maldonado, Ariovaldo Massi, Nizza Coutinho Rodrigues, Valdenilson Candelário, Wéllima Timóteo De Lima, Renata Sebastiani |
ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO EM CONTEXTOS INDIGENAS EM NÍVEL DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS | |
Natalia Rodrigues de Almeida |
Eixo 2: Tecnologias na Educação Superior
O CINEMA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EXPERIÊNCIAS COMPARATIVAS COM DISPOSITIVOS CINEMATOGRÁFICOS | |
Armando Manoel Neto, Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa |
MODELAGEM 3D, IMPRESSÃO EM 3D, SCRATCH E ARDUINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MÚSICA | |
Glauber Lúcio Alves Santiago |
Eixo 3: Metodologias Ativas e Estratégias de Avaliação
ABORDAGENS DIDÁTICAS EM ECOLOGIA HUMANA E ETNOECOLOGIA - O PROGRAMA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CAPACITAÇÃO DOCENTE/PESCD, UFSCar | |
Rodolfo Antonio de Figueiredo, Renata M. G. F. Costa Vaz |
A PESQUISA E O ENSINO DE GRADUAÇÃO: ARTICULAÇÕES REALIZADAS NA DISCIPLINA DE TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO NA ESFERA EDUCACIONAL I | |
Vanessa Regina de Oliveira Martins |
APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES (ABE) EM LEGISLAÇÃO AMBIENTAL – VIVÊNCIAS EM SALA DE AULA | |
Renata M. G. F. Costa Vaz |
UM JOGO DE TABULEIRO ENVOLVENDO CONCEITOS DE QUÍMICA INORGÂNICA PARA VERIFICAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA | |
Edemar Benedetti Filho, Karen Ouverney dos Santos, Alexandre Donizeti Martins Cavagis, Luzia Pires dos Santos Benedetti |
A TRANSCENDÊNCIA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE PARA A MUDANÇA DA PRÁTICA | |
Antonio Flavio Archangelo Junior, Aline Guerra Aquilante, Ángela Maria Velasquez Lainez, Enderson Rodrigues de Carvalho, Eucinete Ferreira de Lima, Jair Borges Barbosa Neto |
“PROFESSORA, COMO SERÁ A AVALIAÇÃO NA SUA DISCIPLINA?”: AUTOAVALIAÇÃO E AVALIAÇÃO PELOS PARES COMO POSSIBILIDADE | |
Luana Costa Almeida |
ENSINO HÍBRIDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE BOTÂNICA SISTEMÁTICA NO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA | |
Juliana Iassia Gimenez |
RELATO DE EXPERIÊNCIA E O ENSINO JURÍDICO: A PARTICIPAÇÃO ATIVA E O USO DE TECNOLOGIA NA DISCIPLINA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL | |
Sabrina Carvalho Verzola |
APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DE FENÔMENOS GEOTÉCNICOS NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL | |
Natália de Souza Correia, Fernando Henrique Martins Portelinha, Leonardo Vinícius Paixão Daciolo, José Wilson Batista da Silva |
ENTREVISTA COM UM PSICÓLOGO: CONTEÚDOS DE GENÉTICA MAIS PRÓXIMO DO COTIDIANO DESSE PROFISSIONAL | |
Andréa Peripato Cristina |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: O ALUNO ASSUMINDO O PAPEL ATIVO NA CORREÇÃO DO ERRO | |
Dari Campolina de Onofre |
BIG BAND NA UFSCAR E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM MÚSICA | |
Glauber Lúcio Alves Santiago, Rodrigo Ito, Fred Siqueira Cavalcante, Antônio C. Leme Jr. |
METODOLOGIAS ATIVAS: SALA DE AULA INVERTIDA COMO EXPERIÊNCIA NO CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA ELÉTRICA | |
Sílvia Cristina Agostinho |
INTERSECÇÃO ENTRE PROCESSO EDUCACIONAL E O TRABALHO EM SAÚDE: VIVÊNCIAS EM METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO MESTRADO PROFISSIONAL | |
Adriana Barbieri Feliciano, Aline Guerra Aquilante, Helen da Costa Toledo Piza, José Sérgio Traldi Junior, Rosana Maria Menzani, Daniele Perez Gomes |
DO DESEJÁVEL AO POSSÍVEL: ESTÁGIO, DOCÊNCIA E FORMAÇÃO | |
Klinger Teodoro Ciríaco |
APLICAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO APRENDIZAGEM EM ATIVIDADE NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UM JOGO EMPRESARIAL SOBRE TEORIA DAS RESTRIÇÕES | |
Caroline Tiemi Fujiwara, João Pedro Tahan Todin, Larissa Ferrari, Leonardo Fonseca Polachini, Valentina Nogueira Heiderich, Murís Lage Júnior |
USO DE RUBRICA NA AVALIAÇÃO DE CASOS INVESTIGATIVOS AUTORAIS | |
Lea Veras |
Eixo 4: Projetos e Programas Institucionais
OS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE LICENCIATURAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFSCAR | |
Maria do Carmo de Souza |
IMPACTOS DE UM INTERCÂMBIO NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE LÍNGUAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE DOIS ESTUDANTES DE LETRAS/UFSCAR NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO/PORTUGAL, PELO PLI/CAPES. | |
Andrei Cezar da Silva, Ana Claudia da Silva Junqueira, Isadora Valencise Gregolin |
RE)DESCOBRINDO E DISCUTINDO O PROCESSO AVALIATIVO: OS DESAFIOS ENCONTRADOS EM UMA MOBILIDADE ESTUDANTIL | |
João Ricardo Jortieke, Elaine Gomes Matheus Furlan |
A QUÍMICA DOS PERFUMES: OFICINA PEDAGÓGICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA | |
Isabela Fiori de Araujo, Bruna Caroline de Melo, Gabriel H. JR. Bonifácio, Renan Domingues, Dulcimeire AP. Volante Zanon, Danielli Cavaretti Golinelli |
UM PERFIL DOS ALUNOS EVADIDOS DO CURSO DE ESTATÍSTICA DA UFSCAR | |
Ricardo Teixeira Romanelli, Mariana Pavan Ióca, Maria Luiza Matos Silva, Pedro Ferreira Filho, Thais Maíra Gonçalves de Lima |
EXPERIÊNCIAS E SABERES PROVENIENTES DO ESTÁGIO DOCENTE EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Natália da Silva de Oliveira, Luana Zanotto, Fernando Donizete Alves |
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE: CAMINHOS PERCORRIDOS | |
Ester Almeida Helmer, Fernando Galizia |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Denise Souza Sims, Dijnane Vedovatto |
PET CONEXÕES SABERES INDÍGENAS DA UFSCar: QUEBRANDO ESTERIÓTIPOS, TRAÇANDO UMA NOVA HISTÓRIA | |
Luciana Maria dos Santos, Luzia Sigoli Fernandes Costa, Marcondy Mauricio de Souza, Ed Angel França Almeida, Elynaide Cinthia da Silva Julião, Vitória Manoela de Oliveira Melo |
O GRUPO METAA E O DESENVOLVIMENTO DE BOAS PRÁTICAS PARA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA | |
Flávia Gomes Pillegi Gonçalves, Roberta de Fátima Carreira Moreira, Ana Carolina Sartorato Beleza, Andréa Aparecida Contini, Anielle Cristhine De Medeiros Takahashi, Armando Ítalo Sette Antonialli, Flávio Yukio Watanabe, Karina Gramani Say, Ester Almeida Helmer |
CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO CULTURAL DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | |
José Everson Ferraz da Silva, Monike Camila Carlos, Paula Regina Dal’Evedove |
O PROGRAMA DE TUTORIA DA UFSCAR: ACOLHIMENTO E APOIO ACADÊMICO AO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO | |
Claudia Buttarello Gentile Moussa, Adriana Paula Ferreira Palhares, Adriana Paula Ferreira Palhares, Regiane da Cruz, Regiane da Cruz, Flávio Yukio Watanabe, Flávio Yukio Watanabe |
PROGRAMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS DA UFSCar: O PET CONEXÕES SABERES INDÍGENAS COMO UM ALIADO | |
Marcondy Maurício de Souza, Rosângela Batalha Braga, Roseli Batalha Braga, Alberto Gonçalves Cruz, Luzia Sigoli Fernadez Costa, Luciana Maria dos Santos |
POLÍTICA INSTITUCIONAL PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO: APLICAÇÃO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL | |
Julia Naves Teixeira, Marlene Leite Godoy Vieira de Souza, Gerusa Dias Siqueira Vilela Terra, Samir Set El Banate, CAIO Orsi Vieira Ramos Pereira, Ticyane Pereira Freire Sabino |
INTERAÇÃO ENTRE LICENCIANDOS E ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA: ACESSO AO ENSINO SUPERIOR E CONTINUIDADE DE ESTUDOS | |
David Antonio Palla Silvestre, Gabriel Henrique Souza e Silva, Elaine Gomes Matheus Furlan |
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DISCENTE PARA O ESTUDO - PROESTUDO: AÇÕES DESENVOLVIDAS EM 2019 NA UFSCAR | |
Lidia Maria Marson Postalli, Mariéle de Cássia Diniz Cortez |
RELATO DO USO DA TEORIA DOS TIPOS PSICOLÓGICOS NAS ATIVIDADES DISCENTES EM GRUPO | |
Luis Carlos Passarini, Emanuelle Marie Cassin Passarini |
AS NOVAS DCNS DE ENGENHARIA - DESAFIOS, OPORTUNIDADES E PROPOSIÇÕES | |
Flávio Yukio Watanabe, Armando Ítalo Sette Antonialli, Carlos Eiji Hirata Ventura, Fabrício Tadeu Paziani, Luis Antonio Oliveira Araujo, Sidney Bruce Shiki, Vitor Ramos Franco |
PIBID CIÊNCIAS SOCIAIS NA UNESP: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA NOS CAMPI DE ARARAQUARA E MARÍLIA | |
Marina Pedersen, Letícia Lima de Souza, Eva Aparecida da Silva, Marcelo Augusto Totti |
INGLÊS COMO MEIO DE INSTRUÇÃO (EMI) EM FOCO NO CONTEXTO ACADÊMICO COM VISTAS À INTERNACIONALIZAÇÃO | |
Camila Höfling, Nayara da Silva Freitas |
10 ANOS DE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA UFSCAR: COLABORAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE | |
Renata Prenstteter Gama |
CULTURA ORGANIZACIONAL DO PET ENGENHARIA QUÍMICA: O GRUPO E SUA ESTRUTURAÇÃO EM PASTAS | |
Vinicius Sannuti de Carvalho, Juliana Tavares Zanuzzo, Hugo Rodrigues Epifano, Rosimeire Lemos da Silva, Gustavo Cestari Morales, Fernanda Perpétua Casciatori |
PET ENGENHARIA QUÍMICA: DESENVOLVENDO PROJETOS DE ARTICULAÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | |
Francisco Goldenberg Zarif, Lucas da Cruz Rocha, Izabela de Oliveira Fontana, Eder Daniel Ogeda Mesa, Alessandro Bestetti Alves, Fernanda Perpétua Casciatori |
PET CONEXÕES SABERES INDÍGENAS DA UFSCAR: DIVERSIDADE, DESAFIOS E POTENCIALIDADES | |
Jhonny Passos de Oliveira, Luzia Sigoli Fernandes Costa, Luciana Maria dos Santos, Marcondy Mauricio de Souza, Vitória Manoela De Oliveira Melo, Vera Lucia Henrique Silva |