Congresso de Ensino de Graduação, Congresso de Ensino de Graduação

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: O ALUNO ASSUMINDO O PAPEL ATIVO NA CORREÇÃO DO ERRO
Dari Campolina de Onofre

Última alteração: 2020-01-13

Resumo


Neste texto apresenta-se a pesquisa, ainda em andamento, da implantação de uma sistemática de avaliação para um curso de Física Básica, de segundo semestre, de uma Instituição de Ensino Público Federal, de um curso de Engenharia Mecânica. Para disciplinas de cursos de exatas, a resolução de exercícios torna-se ferramenta importante do processo de ensino-aprendizagem. Os erros cometidos pelos alunos passam a ser tratados como ponto de partida para a correção de conceitos e procedimentos. Neste sentido o aluno passa a ter um papel ativo em sua aprendizagem. Exercícios semanais e avaliações podem ser refeitos e com consequentes atribuições de valores. A aplicação destes exercícios se apoia em diversos livros básicos e no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle. O uso do AVA também permite a avaliação automatizada dos exercícios e acompanhamento pelo professor das tentativas e respectivos resultados dos questionários.

Texto completo: PDF