Congresso de Ensino de Graduação, Congresso de Ensino de Graduação

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RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Denise Souza Sims, Dijnane Vedovatto

Última alteração: 2020-01-13

Resumo


O trabalho do professor envolve diversos saberes e requer amplo conhecimento da realidade educacional. A identificação de um distanciamento entre a formação inicial e o campo profissional mostra a necessidade de maior aproximação entre formação e profissão. Desse modo, tem havido algumas iniciativas governamentais para a aproximação como é o caso do Programa Residência Pedagógica. Assim, o objetivo desse trabalho é investigar como os alunos de graduação do curso de Licenciatura de Educação Física concebem, avaliam e utilizam os conhecimentos universitários durante o Programa Residência Pedagógica. A pesquisa, que está em andamento, tem abordagem qualitativa, a metodologiade pesquisa é a pesquisa-ação do tipo colaborativa. As técnicas de coleta de dados são questionário, diário de campo e grupos focais. A análise dos dados teve como base a análise de conteúdo (Bardin, 2009) que envolve três etapas exploração do material; tratamento dos dados, inferência e interpretação. Esse texto se refere a uma parte do trabalho que se trata de dados provenientes dos questionários, e aqui indicam que a relação escola-universidade possui papel fundamental para a formação devido a aproximação com o campo profissional.

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