Congresso de Ensino de Graduação, Congresso de Ensino de Graduação

Tamanho da fonte: 
O PROGRAMA DE TUTORIA DA UFSCAR: ACOLHIMENTO E APOIO ACADÊMICO AO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
Claudia Buttarello Gentile Moussa, Adriana Paula Ferreira Palhares, Adriana Paula Ferreira Palhares, Regiane da Cruz, Regiane da Cruz, Flávio Yukio Watanabe, Flávio Yukio Watanabe

Última alteração: 2020-01-13

Resumo


A taxa de evasão nos cursos de graduação no Brasil é de quase 50% e isto tem levado as Instituições de Ensino Superior (IES) a buscar os motivos que justificam tal fenômeno. As dificuldades iniciais dos ingressantes em estabelecer melhores hábitos de estudo e de forma mais autônoma constituem um destes motivos. Nesse contexto, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) instituiu o Programa de Apoio Acadêmico ao Estudante de Graduação (PAAEG) que, por meio da atividade de tutoria, tem atendido estudantes dos 4 campi da instituição, principalmente em atividades curriculares iniciais com índices elevados de retenção. Resultados preliminares indicam que a tutoria PAAEG contribui significativamente com a formação tanto dos estudantes atendidos pela tutoria, quanto dos próprios tutores que desenvolvem outras vocações e competências. A análise crítica e o aprimoramento contínuo do programa de tutoria devem permitir sua ampliação e reconhecimento como importante instrumento de apoio, acolhimento e formação acadêmicados estudantes de graduação.

Texto completo: PDF