Congresso de Ensino de Graduação, Congresso de Ensino de Graduação

Tamanho da fonte: 
DO DESEJÁVEL AO POSSÍVEL: ESTÁGIO, DOCÊNCIA E FORMAÇÃO
Klinger Teodoro Ciríaco

Última alteração: 2020-01-13

Resumo


Descrevo, neste artigo, algumas reflexões teóricas acerca da experiência de docência em turmas de estágio na licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, cuja minha prática, enquanto professor-formador, é tomada como base para considerações avaliativas do processo de formação inicial de professores nas licenciaturas. Para este fim, recorro a escrita de um ensaio teórico que servirá de mote para discussões sobre pressupostos da ação docente e como a licenciatura poderia se organizar levando o futuro professor à compreensão da dinâmica do trabalho nas escolas, principalmente as públicas. O contributo central do texto reside na possibilidade de levantar o debate acerca da temática e de como a ― Didática representa um papel fundamental ao componente curricular do lugar das práticas pedagógicas na formação de professores na Universidade.


Texto completo: PDF