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APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DE FENÔMENOS GEOTÉCNICOS NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL
Última alteração: 2020-01-10
Resumo
Este artigo apresenta diferentes abordagens metodológicas utilizadas para auxiliar o ensino de mecanismos e fenômenos geotécnicos aos alunos do curso de graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). As disciplinas de Mecânica dos Solos 1 e 2 abrangem desde a identificação e caracterização de solos até os principais conceitos, mecanismos e fenômenos envolvidos na geotecnia. Dessa forma, o uso da teoria da aprendizagem experiencial para explicar e visualizar esses fenômenos faz com que a relação ensino-aprendizagem seja mais eficiente. Neste estudo, foram desenvolvidos, pelos alunos, modelos físicos de laboratório que simulam o fenômeno de fluxo de água nos solos e o mecanismo de ruptura de taludes. Os modelos físicos foram de simples execução e baixo custo, e contaram com aparatos existentes no próprio laboratório da UFSCar. Esse recurso, bem como oficinas, tornaram as aulas mais dinâmicas, fazendo com os alunos se interessassem mais pelos temas abordados. A experiência foi também motivadora para os docentes, que criaram um novo ambiente de aprendizagem. O material está sendo utilizado como vídeos disponíveis no Canal do Youtube do LabGeo/UFSCar e na plataforma AVA/UFSCar
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