Congresso de Ensino de Graduação, Congresso de Ensino de Graduação

Tamanho da fonte: 
APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DE FENÔMENOS GEOTÉCNICOS NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL
Natália de Souza Correia, Fernando Henrique Martins Portelinha, Leonardo Vinícius Paixão Daciolo, José Wilson Batista da Silva

Última alteração: 2020-01-10

Resumo


Este artigo apresenta diferentes abordagens metodológicas utilizadas para auxiliar o ensino de mecanismos e fenômenos geotécnicos aos alunos do curso de graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). As disciplinas de Mecânica dos Solos 1 e 2 abrangem desde a identificação e caracterização de solos até os principais conceitos, mecanismos e fenômenos envolvidos na geotecnia. Dessa forma, o uso da teoria da aprendizagem experiencial para explicar e visualizar esses fenômenos faz com que a relação ensino-aprendizagem seja mais eficiente. Neste estudo, foram desenvolvidos, pelos alunos, modelos físicos de laboratório que simulam o fenômeno de fluxo de água nos solos e o mecanismo de ruptura de taludes. Os modelos físicos foram de simples execução e baixo custo, e contaram com aparatos existentes no próprio laboratório da UFSCar. Esse recurso, bem como oficinas, tornaram as aulas mais dinâmicas, fazendo com os alunos se interessassem mais pelos temas abordados. A experiência foi também motivadora para os docentes, que criaram um novo ambiente de aprendizagem. O material está sendo utilizado como vídeos disponíveis no Canal do Youtube do LabGeo/UFSCar e na plataforma AVA/UFSCar

Texto completo: PDF