Congresso de Ensino de Graduação, Congresso de Ensino de Graduação

Tamanho da fonte: 
MODELAGEM 3D, IMPRESSÃO EM 3D, SCRATCH E ARDUINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MÚSICA
Glauber Lúcio Alves Santiago

Última alteração: 2020-01-15

Resumo


Este é um relato de experiência didática sobre a primeira oferta de Recursos tecnológicos para o ensino de música, uma disciplina da nova grade curricular do Curso de Licenciaturaem Música da Universidade Federal de São Carlos. O texto busca responder à seguinte questão norteadora: Qual o grau de aceitação e assimilação de conteúdos de programação computacional, eletrônica, robótica e modelagem em 3D de estudantes de licenciatura em música como parte de sua formação pedagógico tecnológica? A metodologia é o estudo decaso e como instrumentos de coleta de dados para os resultados utilizou-se observações do professor, um questionário para a turma e mais duas entrevistas com discentes. Conclui-se que todas as tecnologias descritas foram bem aceitas pelos estudantes de música que conseguiram assimilá-las e, principalmente, muitos se mostraram motivados a continuar futuros estudos. A tecnologia do Arduino, embora tenha sido a mais difícil que ser assimilada, foi a mais aceita. Ao final do texto são apresentados aspectos positivos enegativos da oferta da disciplina e sugestões de aprimoramentos futuros para que o aprendizado dos estudantes seja mais significativo.

Texto completo: PDF