Congresso de Ensino de Graduação, Congresso de Ensino de Graduação

Tamanho da fonte: 
UM JOGO DE TABULEIRO ENVOLVENDO CONCEITOS DE QUÍMICA INORGÂNICA PARA VERIFICAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
Edemar Benedetti Filho, Karen Ouverney dos Santos, Alexandre Donizeti Martins Cavagis, Luzia Pires dos Santos Benedetti

Última alteração: 2020-01-15

Resumo


Este trabalho teve como objetivo a análise de um jogo didático de tabuleiro envolvendo conceitos básicos de Química Inorgânica em nível de graduação para Licenciandos em Química. O jogo, chamado ― Minerais, permite revisar, de forma lúdica, os conceitos envolvendo a Química Inorgânica, propiciando aos alunos uma análise metodológica para um processo de ensino e de aprendizagem mais prazeroso aos possíveis alunos do Ensino Médio. Os estudantes que participaram da atividade demonstraram grande aceitação pela metodologia proposta e informaram sua possível aplicação para outros temas de Química, assim como as vantagens das atividades lúdicas para processos de revisão de conteúdos de Química. As entrevistadas indicaram a possibilidade de uma melhora nas relações pessoais entre os alunos pela dinâmica que o jogo proporciona, auxiliando na prática pedagógica do docente.

Texto completo: PDF