Congresso de Ensino de Graduação, Congresso de Ensino de Graduação

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USO DE RUBRICA NA AVALIAÇÃO DE CASOS INVESTIGATIVOS AUTORAIS
Lea Veras

Última alteração: 2020-01-13

Resumo


Profissões atuais lidam, cada vez mais, com problemas complexos, dinâmicos e que necessitam de uma resolução criativa. No entanto, buscar resolver esses tipos de problemas ainda não é a experiência mais comum dos estudantes ao longo de sua vida escolar. Aqui apresento um recorte de atividade de autoria discente de problemas na forma de casos investigativos e suas respectivas possíveis soluções como forma de promover o seu protagonismo. Mais especificamente, este trabalho discute o uso de rubricas para avaliar assoluções apresentadas aos problemas autorais. Observou-se que os alunos-autores melhoraram consideravelmente seus resultados com essa forma de avaliação formativa. Embora este trabalho seja um caso particular e, portanto, generalizações devem ser consideradas com cautela, ele traz uma ferramenta que pode ser um grande auxílio a professores nos seus processos de avaliar e promover o protagonismo discente e a alunos nos seus processos de aprendizagem.

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