Congresso de Ensino de Graduação, Congresso de Ensino de Graduação

Tamanho da fonte: 
IMPACTOS DE UM INTERCÂMBIO NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE LÍNGUAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE DOIS ESTUDANTES DE LETRAS/UFSCAR NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO/PORTUGAL, PELO PLI/CAPES.
Andrei Cezar da Silva, Ana Claudia da Silva Junqueira, Isadora Valencise Gregolin

Última alteração: 2020-01-13

Resumo


O objetivo desta comunicação é discutir experiências de internacionalização na formação de alunos do curso de Letras da UFSCar, vivenciadas na Universidade de Aveiro (UA/Portugal) no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI, da CAPES). Trata-se de um programa de mobilidade internacional, financiado pela CAPES, com objetivo de oferecer oportunidades de vivência acadêmica em universidade estrangeira, com posterior reconhecimento e equivalência de estudos na instituição de origem. A partir da apresentação de dois relatos de experiência de licenciandos sobre as diferentes etapas de preparação para a mobilidade, vivência no exterior e retorno ao Brasil, serão problematizados os impactos do PLI para a formação profissional de futuros professores(de línguas) na contemporaneidade. Serão objeto de análise e comparação as diferençasculturais, curriculares e institucionais observadas entre as universidades, com vistas a problematizar as perspectivas, bem como respectivos contributos, em nível de desafios e deoportunidades suscitados pela experiência em contexto lusitano. Dessa forma, destacaremos aspectos que puderam contribuir para a internacionalização dos futuros professores docurso de Letras da UFSCar.

Texto completo: PDF