Congresso de Ensino de Graduação, Congresso de Ensino de Graduação

Tamanho da fonte: 
EXPERIÊNCIAS E SABERES PROVENIENTES DO ESTÁGIO DOCENTE EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Natália da Silva de Oliveira, Luana Zanotto, Fernando Donizete Alves

Última alteração: 2020-02-04

Resumo


O presente relato tem como objetivo compartilhar as experiências e refletir acerca dos saberes da docência em nível superior. Os dados analisados neste estudo são provenientes das atividades realizadas nas Atividades Complementares de Teoria e Prática em Educação Superior (PESCD) de uma aluna de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação(PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). As atividades foram realizadas em acompanhamento na disciplina de ―Educação Física na Educação Infantil do curso de graduação em licenciatura em Educação Física. As experiências vivenciadas foram refletidas na perspectiva crítica-reflexiva dos saberes docentes, que apontam à docência como exercício profissional em constante formação e aprendizado. Pode-se dizer que mediante à participação na disciplina mencionada, o início da docência no Ensino Superiorproporcionou diferentes aprendizagens, dentre elas a compreensão da dinâmica na docência nesse contexto e os processos de elaboração do planejamento pautados sugestões de textos,regências compartilhadas e avaliações foram realizadas pela aluna de forma conjunta com o docente responsável pelas disciplinas, ou seja, as experiências em início da docência foram marcadas pelas perspectivas dialógica e coparticipava do ensino.

Texto completo: PDF