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A QUÍMICA DOS PERFUMES: OFICINA PEDAGÓGICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA
Última alteração: 2020-01-13
Resumo
O ensino interdisciplinar e a formação escolar decorrente do caráter contextual da abordagem de conceitos visa retirar o aluno da condição de espectador passivo e desenvolver o conhecimento espontâneo em direção ao conhecimento abstrato. Por isso, a oficina intitulada ―A Química dos Perfumes foi desenvolvida com essa finalidade. A mesma foi planejada por duas estagiárias do curso de Licenciatura em Química que fazem parte do Programa de Residência Pedagógica (PRP UFSCar) e realizada em um dos laboratórios da E. E. Dr. Álvaro Guião. Participaram da oficina estudantes dos segundos e terceiros anos do ensino médio com duração total de quatro horas. Foram abordados conceitos sobre os processos químicos de produção de perfumes, sua historicidade e curiosidades. Também houve a realização de um experimento demonstrativo de extração de óleo de hortelã e a produção do próprio perfume pelos alunos. Por fim, foi construído coletivamente um mapa conceitual para fechamento da oficina e identificação do aprendizado. A temática perfumes diz respeito ao cotidiano dos estudantes e estimulou seu interesse pelo aprendizado de conteúdos químicos. Dessarte, acreditamos que a utilizaçãode metodologias ativas são essenciais para garantir uma aprendizagem significativa.
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