Congresso de Ensino de Graduação, Congresso de Ensino de Graduação

Tamanho da fonte: 
A QUÍMICA DOS PERFUMES: OFICINA PEDAGÓGICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA
Isabela Fiori de Araujo, Bruna Caroline de Melo, Gabriel H. JR. Bonifácio, Renan Domingues, Dulcimeire AP. Volante Zanon, Danielli Cavaretti Golinelli

Última alteração: 2020-01-13

Resumo


O ensino interdisciplinar e a formação escolar decorrente do caráter contextual da abordagem de conceitos visa retirar o aluno da condição de espectador passivo e desenvolver o conhecimento espontâneo em direção ao conhecimento abstrato. Por isso, a oficina intitulada ―A Química dos Perfumes foi desenvolvida com essa finalidade. A mesma foi planejada por duas estagiárias do curso de Licenciatura em Química que fazem parte do Programa de Residência Pedagógica (PRP UFSCar) e realizada em um dos laboratórios da E. E. Dr. Álvaro Guião. Participaram da oficina estudantes dos segundos e terceiros anos do ensino médio com duração total de quatro horas. Foram abordados conceitos sobre os processos químicos de produção de perfumes, sua historicidade e curiosidades. Também houve a realização de um experimento demonstrativo de extração de óleo de hortelã e a produção do próprio perfume pelos alunos. Por fim, foi construído coletivamente um mapa conceitual para fechamento da oficina e identificação do aprendizado. A temática perfumes diz respeito ao cotidiano dos estudantes e estimulou seu interesse pelo aprendizado de conteúdos químicos. Dessarte, acreditamos que a utilizaçãode metodologias ativas são essenciais para garantir uma aprendizagem significativa.

Texto completo: PDF