Congresso de Ensino de Graduação, Congresso de Ensino de Graduação

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RELATO DO USO DA TEORIA DOS TIPOS PSICOLÓGICOS NAS ATIVIDADES DISCENTES EM GRUPO
Luis Carlos Passarini, Emanuelle Marie Cassin Passarini

Última alteração: 2020-01-13

Resumo


A formação do Engenheiro deve contemplar atividades que envolvam esforço coletivo na solução de problemas. As atividades discentes executadas em grupo têm poder para alavancar a formação de líderes e colaboradores, além de deixar o profissional confiante na hora de enfrentar problemas complexos. Porém, em sala de aula, ainda se adotam critérios na formação dos grupos de estudantes, que falham em atingir tais objetivos. No entanto, se houver equilíbrio na composição dos membros da equipe e estes forem efetivos, as chances de sucesso são maiores. Usar o método desenvolvido por Belbin no Brasil é dificultoso e dispendioso para as escolas públicas. Neste trabalho, motivado pelo sucesso dos grupos do prof. Wilde (Stanford), o autor apresentará e comentará seu modelo de organização os grupos de trabalho se baseando em classificadores de tipos psicológicos à luz de orientações de Belbin. O trabalho foi realizado em uma turma de 36 alunos cursando uma disciplina optativa eletiva de uma universidade pública estadual paulista. Os resultados confirmaram alguns achados do prof. Wilde validando o trabalho. Contudo, o sucesso do método depende de mudar a mentalidade dos alunos e docentes acerca das atividades em grupo e quais os seus papéis nelas.

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