Congresso de Ensino de Graduação, Congresso de Ensino de Graduação

Tamanho da fonte: 
O CINEMA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EXPERIÊNCIAS COMPARATIVAS COM DISPOSITIVOS CINEMATOGRÁFICOS
Armando Manoel Neto, Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa

Última alteração: 2020-01-15

Resumo


Esta apresentação propõe uma discussão sobre resultados e reflexões que surgem de práticas pedagógicas que tomam o cinema como prática experimental e teórica privilegiada, em dois contextos comparativos distintos: em disciplinas de graduação e em projetos de extensão. O problema aqui colocado é o da possibilidade da observação e da constatação do compartilhamento de sensibilidades em subjetividades, que, materializadas na experiência prática de dispositivos cinematográficos permitem discutir as possibilidades do cinema como educação. Educação esta que inventa e reinventa libertariamente pedagogias e que possibilita a criação e a realização artística de diferentes formas, tendo no cinema o suportede expressão de si, do próprio saber em da relação à comunidade e com a sociedade em geral, singularizada como conhecimento que se sistematiza através de processos de experiência e de criação artística.

Texto completo: PDF