Congresso de Ensino de Graduação, Congresso de Ensino de Graduação

Tamanho da fonte: 
RE)DESCOBRINDO E DISCUTINDO O PROCESSO AVALIATIVO: OS DESAFIOS ENCONTRADOS EM UMA MOBILIDADE ESTUDANTIL
João Ricardo Jortieke, Elaine Gomes Matheus Furlan

Última alteração: 2020-01-13

Resumo


Trata-se de um relato de experiência de um estudante de graduação referente à Mobilidade Acadêmica, permitido pelo Programa ESCALA Estudantil da Associação de Universidades do Grupo Montevideo, cujo objetivo é discutir o processo de avaliação utilizado pela faculdade de destino. Para isso, utiliza-se as ideias de Cipriano Carlos Luckesi sobre processo de ensino e avaliação como base. Inicialmente é explicitado brevemente o contexto da universidade de destino e são descritos os aspectos principais da complexa metodologia avaliativa utilizada pela faculdade em questão. Em seguida, são exploradas as impressões pessoais possibilitadas pela mobilidade com problematizações do ponto de vista didático das práticas presenciadas pelo intercambista. O método avaliativo vivenciado é permeado pela ideia de classificação em detrimento da aprendizagem, além de proporcionar um ambiente desfavorável para o desenvolvimento estudantil. Por fim, é feita uma breve crítica à pouca orientação por parte do programa de mobilidade, que dificultam a adaptação de estudantes à cultura acadêmica da universidade de destino.

Texto completo: PDF