Congresso de Ensino de Graduação, Congresso de Ensino de Graduação

Tamanho da fonte: 
INTERAÇÃO ENTRE LICENCIANDOS E ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA: ACESSO AO ENSINO SUPERIOR E CONTINUIDADE DE ESTUDOS
David Antonio Palla Silvestre, Gabriel Henrique Souza e Silva, Elaine Gomes Matheus Furlan

Última alteração: 2020-01-13

Resumo


A necessidade de ampliar o debate sobre o acesso de alunos do sistema público da educação básica às instituições de ensino superior, se faz ainda muito presente, especialmente devido às políticas públicas de ingresso e permanência, bem como, o aumento considerável do número de vagas, inclusive algumas não preenchidas, nos últimos anos. Além de informações, os alunos precisam de diálogo sobre este tema, que pode e deve ser permeado na prática docente. Nesse sentido, buscamos expor neste relato de experiência o assunto abordado por meio da interação entre licenciandos vinculados ao PIBID e estudantes do ensino médio de uma escola pública estadual na cidade de Araras/SP. Os resultados evidenciam, ainda, pouco conhecimento das formas de ingresso no ensino superior, sendo visto como uma possibilidade fora de suas realidades, assim como, informações mais amplas sobre áreas de conhecimento, modalidades e cursos e até mesmo a presença de uma universidade federal na cidade. Após terem contato com licenciandos, sendo informados sobre acesso e manutenção na universidade pública,verifica-se um aumento no interesse e motivação pela continuidade de estudo em nível superior; além disso, as vivências neste âmbito, favorecem a formação dos futuros professores proporcionando reflexões sobre a docência, limitações e possibilidades e o papel da escola na formação dos estudantes, como perspectiva de transformação social.

Texto completo: PDF