Congresso de Ensino de Graduação, Congresso de Ensino de Graduação

Tamanho da fonte: 
UM PERFIL DOS ALUNOS EVADIDOS DO CURSO DE ESTATÍSTICA DA UFSCAR
Ricardo Teixeira Romanelli, Mariana Pavan Ióca, Maria Luiza Matos Silva, Pedro Ferreira Filho, Thais Maíra Gonçalves de Lima

Última alteração: 2020-01-13

Resumo


A evasão nos cursos de graduação de Estatística oferecidos nas diferentes instituições de ensino superior, segundo dados do Censo do Ensino Superior, 2016, do Instituto Nacionale Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (INEP), atinge valores bem acima do desejado. No caso do Curso de Estatística da UFSCar o percentual de evasão tem se mantido emtorno de 50% nos últimos anos, e mesmo assim é um dos menores observados nos dados do INEP. Fernandes, et all (2016) verificaram que a evasão da UFSCar ocorre basicamentenos três primeiros semestres do curso e que cerca de 70% dos alunos evadidos não haviam obtido aprovação nas disciplinas básicas do primeiro semestre do curso. O baixo desempenho acadêmico, porém, pode não ser o único elemento que leva a evasão dos alunos. Sendo um dos objetivos do PET o acompanhamento e melhoria dos cursos de graduação ao(s) qual(is) o mesmo está vinculado, este trabalho procura identificar um perfil, ou um conjunto de perfis dos alunos evadidos do curso. Os resultados obtidos pelo grupo de acompanhamento do curso do PET Estatística, núcleo onde este trabalho é desenvolvido, foram elementos importante para definição de diferentes pontos da reformulação do Projeto Pedagógico do curso, que foi implementada a partir de 2018.

Texto completo: PDF