Congresso de Ensino de Graduação, Congresso de Ensino de Graduação

Tamanho da fonte: 
PET CONEXÕES SABERES INDÍGENAS DA UFSCAR: DIVERSIDADE, DESAFIOS E POTENCIALIDADES
Jhonny Passos de Oliveira, Luzia Sigoli Fernandes Costa, Luciana Maria dos Santos, Marcondy Mauricio de Souza, Vitória Manoela De Oliveira Melo, Vera Lucia Henrique Silva

Última alteração: 2019-12-09

Resumo


O Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões Saberes Indígenas, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) apresenta um perfil multidisciplinar, multicampi e multiétnico. Partimos do pressuposto de que essas características são potencializadoras de realizações criativas e que estimulam a autonomia dos estudantes ao mesmo tempo em que são desafiadoras à medida que exigem maior interação, comunicação e comprometimento dos integrantes do Grupo. O objetivo deste trabalho é de apresentar reflexões sobre as particularidades do Grupo e seus impactos no processo de ensino e aprendizagem. Os procedimentos metodológicos têm como base a observação participante das vivências no Grupo PET e nos registros diários das atividades desenvolvidas. Os resultados das observações apontam para a necessidade de detalhamento das atividades planejadas, do uso de critérios consensuais, de clareza e completude nas mensagens trocadas. Conclui-se, que a natureza do trabalho colaborativo, é complexa e que os desafios apresentados, podem se transformar em elementos fortalecedores e potencializar os resultados, dessa diversidade, em favor de melhor desempenho nas atividades de ensino aprendizagem, nos cursos de graduação.

Texto completo: PDF