Congresso de Ensino de Graduação, Congresso de Ensino de Graduação

Tamanho da fonte: 
INGLÊS COMO MEIO DE INSTRUÇÃO (EMI) EM FOCO NO CONTEXTO ACADÊMICO COM VISTAS À INTERNACIONALIZAÇÃO
Camila Höfling, Nayara da Silva Freitas

Última alteração: 2020-01-13

Resumo


O Inglês como Meio de Instrução (EMI) traz como proposta o ensino de conteúdos específicos tendo a língua inglesa como meio de instrução, em que não há foco na línguaem si, mas no conteúdo/área em questão. Nas últimas décadas, essa abordagem tornou-se pauta na agenda de muitas universidades, por conta do processo de Internacionalização, Entretanto, as universidades ainda enfrentam alguns desafios em sua implementação, como a questão da proficiência dos docentes e estudantes; abordagens de ensino; barreiras administrativas; entre outros. Baseados em Vilaça (2012) e Tomlinson (2011), objetivamos analisar aspectos do material didático utilizado no curso preparatório de EMI para docentes da instituição (no âmbito do Programa Idiomas Sem Fronteiras - IsF). Os resultados evidenciaram que o material didático tem aspectos suficientes para que um impacto seja gerado nos docentes-alunos; além disso, percebe-se que a proficiência, tanto do aluno quanto do professor, é uma preocupação real, que se torna um dos maiores desafios para a implementação da abordagem. Conclui-se que essa investigação, apesar de específica, abreportas para muitos questionamentos acerca da abordagem EMI no contexto das instituiçõesde ensino superior brasileiras.

Texto completo: PDF