Congresso de Ensino de Graduação, Congresso de Ensino de Graduação

Tamanho da fonte: 
A PESQUISA E O ENSINO DE GRADUAÇÃO: ARTICULAÇÕES REALIZADAS NA DISCIPLINA DE TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO NA ESFERA EDUCACIONAL I
Vanessa Regina de Oliveira Martins

Última alteração: 2020-01-15

Resumo


O presente trabalho problematiza a importância do envolvimento de estudantes de graduação em projetos de pesquisas e de extensões, coordenados por docentes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A proposta busca apresentar resultados favoráveis na ação interativa entre pesquisa e ensino realizadas através da disciplina de tradução e interpretação na esfera educacional I, do curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa (TILSP). A vivência na disciplina foi articulada pela docente, proponente desta comunicação, por meio da pesquisa que coordena com título, ― Reflexões sobre a educação bilíngue de surdos em escolas inclusivas nos anos iniciais do ensino fundamental, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Paulo (FAPESP), processo n° 20180/08930-0, articulando-a disciplina descrita acima. O desenvolvimento da disciplina se deu a partir da metodologia ativa na qual o estudante compõe e constrói o currículo disciplinar no processo de estudo e de modo dinâmico. Os alunos foram levados a pensar no cenário social de sua futura atuação profissional (Tradução e Interpretação da Libras para a Língua Portuguesa em contexto escolar), por meio de casos reais, observados e construídos no processo de pesquisa e levados para reflexão em sala de aula. Os estudantes atuaram nos casos apresentados, os quais tratavam de pontos da educação inclusiva de surdos. A atuação aconteceu com a inserção e intervenção ativa dos alunos do TILSP na construção de um produto que foi posteriormente usado no cotidiano da escola inclusiva. Os resultados desta proposta mostraram um maior envolvimento dos estudantes na disciplina, com maior afinco na construção de um produto de tradução com funcionalidade real para o público surdo infantil. A hipótese é que tal envolvimento se deu porque foram levados a refletir sobre sua futura formação, de modo a colocar em prática os conteúdos trabalhados teoricamente.

Texto completo: PDF