Congresso de Ensino de Graduação, Congresso de Ensino de Graduação

Tamanho da fonte: 
APLICAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO APRENDIZAGEM EM ATIVIDADE NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UM JOGO EMPRESARIAL SOBRE TEORIA DAS RESTRIÇÕES
Caroline Tiemi Fujiwara, João Pedro Tahan Todin, Larissa Ferrari, Leonardo Fonseca Polachini, Valentina Nogueira Heiderich, Murís Lage Júnior

Última alteração: 2020-01-13

Resumo


O presente trabalho descreve o desenvolvimento e aplicação de um jogo empresarial pelo grupo PET Engenharia de Produção - UFSCar para alunos ingressantes do curso, com o objetivo de ensino e aprendizagem de conceitos e ferramentas associados à Teoria das Restrições e Engenharia de Produção. Além disso, a dinâmica tem como objetivo analisar o uso de metodologias ativas dentro da sala de aula. No caso retratado, foi simulado uma brigaderia em situação crítica, que para sobreviver e prosperar deveria organizar e otimizar sua produção. Dessa maneira, o jogo colocou os alunos em uma situação prática com tomadas de decisões tornando mais efetiva e dinâmica sua aprendizagem e contribuindo em fomentar o interesse do aluno pelo curso ao tornar entendível a aplicabilidade das teorias. A atividade obteve um Net Promoter Score (NPS) de 91% e mais de 90% dos alunos presentes acreditam que absorveram o máximo de conhecimento possível, mostrando a efetividade da utilização de metodologias ativas como forma de ensino nas Instituições de Ensino Superior (IES).

Texto completo: PDF