Congresso de Ensino de Graduação, Congresso de Ensino de Graduação

Tamanho da fonte: 
AS NOVAS DCNS DE ENGENHARIA - DESAFIOS, OPORTUNIDADES E PROPOSIÇÕES
Flávio Yukio Watanabe, Armando Ítalo Sette Antonialli, Carlos Eiji Hirata Ventura, Fabrício Tadeu Paziani, Luis Antonio Oliveira Araujo, Sidney Bruce Shiki, Vitor Ramos Franco

Última alteração: 2020-01-13

Resumo


As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Graduação em Engenharia foram reformuladas pelo Ministério da Educação em abril de 2019, em sintonia com as demandas do mundo contemporâneo e o perfil dos jovens estudantes. No presente trabalho, são discutidas as principais mudanças e avanços das novas DCNs, que devem ser atendidas em conjunto com outras normativas internas e externas. Além disso, são identificados osprincipais desafios trazidos por estas diretrizes e apontadas alternativas de solução já existentes, ou outras que precisam ser investigadas para possível implantação nos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação em Engenharia. Uma reflexão mais aprofundada sobre essas diretrizes possibilitará a adoção de novas soluções, tendo em vista que todo desafio constitui num campo fértil de oportunidades de mudanças, melhorias e inovação.

Texto completo: PDF