Congresso de Ensino de Graduação, Congresso de Ensino de Graduação

Tamanho da fonte: 
METODOLOGIAS ATIVAS: SALA DE AULA INVERTIDA COMO EXPERIÊNCIA NO CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Sílvia Cristina Agostinho

Última alteração: 2020-01-13

Resumo


As instituições de ensino superior em sintonia com as atuais demandas, contam com profissionais cada vez mais criativos, com múltiplas funções, autônomos e com disposição a desenvolver trabalho em equipe. Diante disso, proporcionam aos seus profissionais do ensino importantes reflexões quanto ao uso de metodologias desenvolvidas nos cursos de graduação. Assim, com o objetivo de formar um novo perfil discente, disposto a promover um aprendizado mais autônomo, participativo, envolvente e significativo aos conteúdos dos cursos, é proposta a aplicação do uso das metodologias diferenciadas aplicadas ao ensino. Estudos realizados demonstram que o trabalho com metodologias ativas contribui ao aumento da motivação ao aprendizado e, consequentemente, melhor interação entre discentes-conhecimentos-docentes. Portanto, este artigo, se propõe apresentar a experiência dos estudos de metodologias ativas dentre eles, especificamente a aplicação de sistema de aula invertida (SAI) direcionados aos estudantes da graduação de engenharia elétrica,ministrada pela disciplina ― subestação , em estudos específicos de interpretação e aplicaçãode normas técnicas. Como levantamento de indicadores, utilizou-se questionário com análise quali-quantitativa das respostas dos discentes. Os resultados levaram à conclusão inicial que além de ser um dos modelos que possibilitam uma nova proposta do ensinar,promove também um maior comprometimento entre os envolvidos no processo deaprendizagem, pois instiga o aluno a buscar e demonstrar o conhecimento ao que se foi proposto.

Texto completo: PDF