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10 ANOS DE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA UFSCAR: COLABORAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE
Renata Prenstteter Gama

Última alteração: 2020-01-13

Resumo


A aproximação entre futuros professores e campo de trabalho tem sido algo almejado na formação inicial de professores no contexto brasileiro. Nessa direção tem havido esforços para a implementação de políticas de formação visando tal aproximação que perpassa pela demanda de parcerias entre diferentes agentes envolvidos com os processos formativos. Desse modo no ano de 2008, foi criado o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que tem como principal objetivo a valorização do magistério, visando elevar a qualidade da formação de professores. Assim, temos como objetivo nesse trabalho destacar os seus propósitos e ações que vêm sendo desenvolvidas, bem como a parceria entre universidade e escola. Para isso, são apresentados os pilares do programa a partir dos documentos do programa nacional, do projeto local e dos livros publicados. Os principais resultados indicam que a parceria institucional promoveu a colaboração entre todos os envolvidos nas atividades do PIBID, porém a interdisciplinaridade ainda se apresenta como um grande desafio a ser enfrentado, uma vez que exige maior esforço de integração entre as licenciaturas visando um projeto comum que considere a escola como parceira do processo. As relações de parceria foram destacadas nos produtos do PIBID nos aspectos pessoais e contextuais de formação de professores, o que indica a necessidade de que o programa seja continuado e aprimorado visando uma política pública de formação docente.

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