Última alteração: 2019-12-06
Resumo
O objetivo da pesquisa foi analisar a produção cientifica de teses e dissertações da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sobre educação indígena. A metodologia de abordagem quantitativa e qualitativa recuperou 133 teses e dissertações disponíveis no repositório institucional da UFSCar defendidas entre os anos de 2009 a 2019 e filtrando essas produções para a temática escolhida, foram analisadas 9 produções. Os resultados demonstram interdisciplinaridade da temática a partir da identificação dos programas de pós-graduação, onde destaca-se o programa de Antropologia social com maior número de produções, sendo 3 dissertações do total. Conclui-se a através dos resultados analisados que a institucionalização da escola indígena especifica, diferenciada, bilíngue, intercultural ainda é um grande desafio e que o desenvolvimento de mais pesquisas, tendo como metodologia a etnografia contribuirá no campo teórico-prático da pedagogia indígena será, sem lugar a dúvidas, uma valiosa contribuição para a construção de escolas sensíveis a sua realidade e críticas de seu entorno.
Palavras chave: Indígenas. Universidade. Educação.