Congresso de Ensino de Graduação, Congresso de Ensino de Graduação

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ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO EM CONTEXTOS INDIGENAS EM NÍVEL DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
Natalia Rodrigues de Almeida

Última alteração: 2019-12-06

Resumo


O objetivo da pesquisa foi analisar a produção cientifica de teses e dissertações da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sobre educação indígena. A metodologia de abordagem quantitativa e qualitativa recuperou 133 teses e dissertações disponíveis no repositório institucional da UFSCar defendidas entre os anos de 2009 a 2019 e filtrando essas produções para a temática escolhida, foram analisadas 9 produções.  Os resultados demonstram interdisciplinaridade da temática a partir da identificação dos programas de pós-graduação, onde destaca-se o programa de Antropologia social com maior número de produções, sendo 3 dissertações do total. Conclui-se a através dos resultados analisados que a institucionalização   da   escola   indígena   especifica, diferenciada, bilíngue, intercultural ainda é um grande desafio e que o desenvolvimento de mais pesquisas, tendo como metodologia a etnografia contribuirá no campo teórico-prático da pedagogia indígena será, sem lugar a dúvidas, uma valiosa contribuição para a construção de escolas sensíveis a sua realidade e críticas de seu entorno.

Palavras chave: Indígenas. Universidade. Educação.


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