Congresso de Ensino de Graduação, Congresso de Ensino de Graduação

Tamanho da fonte: 
INTERSECÇÃO ENTRE PROCESSO EDUCACIONAL E O TRABALHO EM SAÚDE: VIVÊNCIAS EM METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO MESTRADO PROFISSIONAL
Adriana Barbieri Feliciano, Aline Guerra Aquilante, Helen da Costa Toledo Piza, José Sérgio Traldi Junior, Rosana Maria Menzani, Daniele Perez Gomes

Última alteração: 2020-01-13

Resumo


Atualmente, ainda é possível encontrar, na formação em saúde, currículos de graduação quese centram mais na doença e nos procedimentos e menos nos sujeitos e suas necessidades. Os mestrados profissionais podem ajudar a superar esta lacuna, pois têm seu interesse na transformação do mundo do trabalho. Este texto teve por objetivo relatar o processo de ensino aprendizagem num mestrado profissional e o efeito do mesmo para o contexto do trabalho. Trata-se de um relato de experiência onde analisou-se cinco portfólios construídos, por mestrandos, no período em que realizaram uma atividade curricular em metodologias ativas. Os excertos foram escolhidos pelos próprios mestrandos. Os resultados mostraram que vivenciar as metodologias ativas de ensino-aprendizagem contribuiu para produzir mudanças no contexto de trabalho pela descoberta e valorização de novos modos de aprender e ensinar, ampliando o olhar para os diferentes saberes na construção coletiva.

Texto completo: PDF