Congresso de Ensino de Graduação, Congresso de Ensino de Graduação

Tamanho da fonte: 
CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO CULTURAL DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
José Everson Ferraz da Silva, Monike Camila Carlos, Paula Regina Dal’Evedove

Última alteração: 2020-01-13

Resumo


Considerando-se o papel singular da educação tutorial na formação acadêmica, o presente estudo visa apresentar as atividades extensionistas conduzidas no âmbito do Programa de Educação Tutorial de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos que propiciam o envolvimento de petianos e estudantes de graduação com diferentes vivências culturais, relacionando-as com as disciplinas ofertadas na grade curricular do curso. Para tanto, realiza-se uma pesquisa bibliográfica e por levantamento, de modo a contextualizar a educação tutorial no contexto nacional e obter dados acerca dos projetos de extensão conduzidos entre os anos de 2013 a 2018, a partir da análise dos relatórios de atividades apresentados ao Ministério da Educação pelo referido grupo tutorial. Os resultados indicam uma forte atuação do grupo tutorial na extensãouniversitária, com a promoção de atividades diretamente relacionadas com as disciplinas ofertadas na graduação. Conclui-se que a participação do grupo PET BCI em ações culturais contribui para uma formação acadêmica mais pluralista e crítica, contemplando o desenvolvimento de habilidades técnicas e a experienciação dos conteúdos aprendidos em sala de aula.

Texto completo: PDF